Integrantes do GEEFAS recebem certificação de Antropometristas ISAK nível 1

19/05/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Posts Em Destaque

Integrantes do GEEFAS são certificados pela International Society of the Advancement of Kinanthropometry

February 25, 2018

Os alunos do GEEFAS Antônio Meneses e Thalita Medeiros participaram recentemente do curso de certificação da International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK) nível 1 no Hotel Coutyard em Recife/PE.

 

 

O ISAK visa certificar profissionais e estudantes de áreas da saúde e do esporte para o uso das técnicas em 17 medidas antropométricas internacionalmente estandardizadas. Trata-se de uma acreditação com reconhecimento internacional na formação de um perfil técnico de Antropometrista.

 

Sobre a certificação ISAK nível 1, Antônio Meneses comenta que "o curso nos permite avaliar desde crianças de 5 anos até idosos de 75 e no pós avaliação, analisar as deficiências e pontos positivos para fazer os ajustes adequados e melhorar ao máximo o planejamento e a saúde de quem atendemos"; além disso, Antônio traça planos para "preparação e planejamento para o curso ISAK em nível 2 no final do ano em Recife".

 

Ainda, Thalita Medeiros diz que, para o GEEFAS, a realização desse curso é de grande valia uma vez que "os idosos que são acompanhados pelo grupo contarão com um método internacional pouco usado pelos profissionais da saúde. Esse novo conhecimento facilitará ainda mais o processo de melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos por meio de prescrições de exercício físico mais precisas.".

 

 

Sobre o curso, o ISAK informa que os participantes adquirem conhecimentos práticos de precisão e exatidão sobre 17 medidas corporais, incluindo básicas (estatura e massa corporal), dobras cutâneas (tríceps, subescapular, bíceps, crista ilíaca, supra-espinhal, abdominal, coxa e panturrilha), perímetros (braço relaxado, braço flexionado e tensionado, cintura, quadril e

panturrilha) e diâmetros (umeral e femural). Nas aulas teóricas, o curso aborda 1) Introdução à Cineantropometria: aspectos históricos e sistema de acreditação internacional, 2) Qualidade das Medições: erro técnico de medida e estatística básica, 3) Anatomia Essencial: landmarks e medidas corporais, 4) Equipamentos Antropométricos: indicações e considerações, 5) Composição Corporal: análise molecular de dois componentes, equações preditivas e estratégias adicionais, 6) Indicadores de Saúde: o uso de medidas simples e combinadas, 7) Métodos de Comparação e Introdução à Proporcionalidade e 8) Somatotipo: conceitos de Heath & Carter.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload