Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Posts Em Destaque

Integrantes do GEEFAS são certificados pela International Society of the Advancement of Kinanthropom


Os alunos do GEEFAS Antônio Meneses e Thalita Medeiros participaram recentemente do curso de certificação da International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK) nível 1 no Hotel Coutyard em Recife/PE.

O ISAK visa certificar profissionais e estudantes de áreas da saúde e do esporte para o uso das técnicas em 17 medidas antropométricas internacionalmente estandardizadas. Trata-se de uma acreditação com reconhecimento internacional na formação de um perfil técnico de Antropometrista.

Sobre a certificação ISAK nível 1, Antônio Meneses comenta que "o curso nos permite avaliar desde crianças de 5 anos até idosos de 75 e no pós avaliação, analisar as deficiências e pontos positivos para fazer os ajustes adequados e melhorar ao máximo o planejamento e a saúde de quem atendemos"; além disso, Antônio traça planos para "preparação e planejamento para o curso ISAK em nível 2 no final do ano em Recife".

Ainda, Thalita Medeiros diz que, para o GEEFAS, a realização desse curso é de grande valia uma vez que "os idosos que são acompanhados pelo grupo contarão com um método internacional pouco usado pelos profissionais da saúde. Esse novo conhecimento facilitará ainda mais o processo de melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos por meio de prescrições de exercício físico mais precisas.".

Sobre o curso, o ISAK informa que os participantes adquirem conhecimentos práticos de precisão e exatidão sobre 17 medidas corporais, incluindo básicas (estatura e massa corporal), dobras cutâneas (tríceps, subescapular, bíceps, crista ilíaca, supra-espinhal, abdominal, coxa e panturrilha), perímetros (braço relaxado, braço flexionado e tensionado, cintura, quadril e

panturrilha) e diâmetros (umeral e femural). Nas aulas teóricas, o curso aborda 1) Introdução à Cineantropometria: aspectos históricos e sistema de acreditação internacional, 2) Qualidade das Medições: erro técnico de medida e estatística básica, 3) Anatomia Essencial: landmarks e medidas corporais, 4) Equipamentos Antropométricos: indicações e considerações, 5) Composição Corporal: análise molecular de dois componentes, equações preditivas e estratégias adicionais, 6) Indicadores de Saúde: o uso de medidas simples e combinadas, 7) Métodos de Comparação e Introdução à Proporcionalidade e 8) Somatotipo: conceitos de Heath & Carter.


#Treinamento #GEEFAS #Certificação #PesquisaCientífica #Saúde #ISAK #MedidasAntropométricas