Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Posts Em Destaque

GEEFAS realiza avaliação de aptidão funcional de idosos


O GEEFAS, no turno da tarde de ontem (4), na sala de ginástica do Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ, avaliou por meio da bateria de testes AAHPERD a aptidão funcional dos participantes da extensão universitária "Hidroginástica na terceira idade". Foram avaliados 44 idosos de ambos os sexos e com idade igual ou superior a 60 anos. Antes dos testes, foi verificada a pressão arterial de repouso após 20 minutos sentados. Essa avaliação que compreende componentes como coordenação motora, agilidade, força, flexibilidade, equilíbrio dinâmico e capacidade aeróbia geral, tem como objetivo avaliar o nível de capacidade funcional dos idosos a fim de garantir que eles tenham condições de realizar as funções exigidas pela "Hidroginástica na Terceira Idade" de forma correta durante o exercício.

O conhecimento sobre aptidão física funcional dos idosos é de extrema importância na prescrição do exercício aquático moderado eficiente, visando obter melhores resultados na saúde relacionado à qualidade de vida, autonomia e na percepção de prazer, assim como na prevenção de lesões, patologias articulares e de riscos cardiovasculares, dentre elas a hipertensão que tanto afeta esse público.

Os idosos terão acompanhamento profissional do Coordenador da "Hidroginástica na Terceira Idade e do GEEFAS, Bruno Teixeira Barbosa, em conjunto com os alunos extensionistas e integrantes do GEEFAS. Logo após todas as sessões de exercícios propostos durante o semestre, os idosos serão reavaliados no encerramento. Os resultados também serão utilizados em pesquisas científicas, de acordo com a literatura para comprovar todos os benefícios do exercício físico no meio aquático no controle e tratamento não farmacológico para essa população.

#HidroginásticanaTerceiraIdade #GEEFAS #ExtensãoUniversitária #Idosos #AptidãoFuncional #ColetadeDados